Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48821
Compartilhe esta página
Título: | Os bichos do meu quintal: estudando e conhecendo os artrópodes |
Autor(es): | BARBOSA, Filipe de Melo |
Palavras-chave: | Zoologia; Artrópodes; Ensino de ciências; Materiais de ensino |
Data do documento: | 12-Mai-2022 |
Abstract: | Os artrópodes representam um grupo de elevada riqueza, com muitas interações ecológicas e importâncias para o homem. Muitas de suas espécies interagem diretamente com os humanos e fazem parte do cotidiano dos alunos. Além disso, o tema Arthropoda tem sido abordado frequentemente em exames a exemplo do ENEM. Entretanto, o estudo do grupo na rede básica de ensino geralmente é pouco contextualizado e raramente investigativo, abordado de forma tradicional a partir de aulas expositivas. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um manual de atividades práticas para facilitar o ensino dos artrópodes de forma contextualizada, investigativa e que contemple a divulgação científica. A partir de consultas bibliográficas, foram analisados trabalhos em que retratavam as principais dificuldades relacionadas ao ensino dos artrópodes nos livros didáticos do ensino médio, abordagem pelos professores e do ponto de vista dos alunos. Para a construção do manual foram utilizados sites e aplicativos de fácil manuseio e textos complementares com base na divulgação científica direcionada ao conteúdo de Artrópodes. O resultado se apresenta como um manual de aulas práticas abordando os conteúdos referente ao convívio dos alunos para promover o conteúdo científico através de aulas dinâmicas que envolvem os alunos e permite a divulgação científica de forma contextualizada, sendo de fácil planejamento e aplicação seguindo os parâmetros curriculares de Pernambuco. O manual contempla aulas que buscam compreender assuntos como o crescimento dos Artrópodes, caracterização e classificação, morfologia, esquematização das classes por meio de mapa mental e os impactos causados pelo uso de agrotóxicos, incluindo essas temáticas no cotidiano do aluno. Dessa forma, o manual de aulas práticas como recurso pedagógico mostra que é possível incluir atividades e conhecimentos com a rotina dos alunos durante o ensino dos Artrópodes na educação básico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48821 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barbosa, Filipe de Melo.pdf | 22,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons